Quem sou eu

Minha foto
Sou professor de História e Música

camaradas

Marcadores

1930 (2) absolutismo (1) ações (6) África (1) Alemanha (6) alienação (8) Alsácia-Lorena (1) amor (3) analfabeto (1) Anarquismo (3) antiguidade (3) arte (2) Ásia (1) banditismo (2) Batuque cozinha (1) beijo (1) beleza (2) bolcheviques (3) Brasil (13) Bruxaria (1) Café (1) cangaço (1) Cão (1) Capital (3) carvão (1) castelo (1) cavaleiro (1) caverna (2) cidade (5) Cimitério (1) cinema (3) civilização (2) Coca-Cola (2) colônia (1) comportamento (12) Comunicação (3) concurso (1) consumo (6) Cultura (1) cultura africana (1) czar (3) danton (1) Deuses (1) digital men (1) direitos (5) Ditadura (4) educação (3) Egito (1) elite (2) escravidão (3) Espectreman (1) Estados Unidos (7) exploração (1) fascismo (7) FEB (1) feitor (1) Festival (1) Filme (1) França (3) Futebol (1) geopolítica (3) globalização (3) guerra (2) Guerra civil Espanhola (1) GUERRA FRIA (1) guilhotina (1) hino (1) História (14) Hitler (6) imigrantes (1) imperialismo (3) Inglaterra (2) interesse (2) Itália (1) jacobinos (1) Japão (1) Jean Piaget (1) Jogos (1) Jornal (1) Juazeiro (1) Lampião (1) liberal (1) lixo (2) Maia (1) manifesto (1) manipulação (5) máquina (3) maravilha (1) mina (2) Moda (2) moderno (3) monstro (1) Morte (1) mulher (1) música (1) Mùsica (1) navio (2) nordeste (1) Pasquim (1) Pele (1) petróleo (1) politíco (5) portugal (2) Pré História (2) Primeira Guerra (2) programa (2) Quadrinhos (1) rádio (2) Refrigerante (1) Religião (1) revista (1) Revolta de 1932 (1) revolução (7) Rio de Janeiro (2) Rio Nilo (1) Salazar (1) Salvador Dalí (1) São Paulo (3) Secreto (1) segunda guerra (4) senhor feudal (1) ser humano (2) seriado (1) servo (1) socialismo (4) sociedade (16) sonho (5) surreal (1) Tatuagem (1) Telegramas (1) the crofft supershow (1) Tiradentes (1) trabalhadores (3) tráfico (1) triunfo da vontade (2) ultraseven (1) URSS (3) veja (1) violência (7) virtual (1) Walt Disney (2) WikiLeaks (1)

Postagens populares

sábado, 4 de dezembro de 2010

De volta a 1967


De volta a 67, é um documentário aborda a final do conturbado III Festival da Record.


Quase 43 anos depois daquela noite de 30 de outubro de 1967, é curioso como a final do III Festival da Record ainda repercute na cultura brasileira. O documentário “Uma noite em 67” de Renato Terra e Rodrigo Calil, investiga o que estava por trás da competição entre as seis músicas finalistas da competição, ocorrida no fervor da ditadura militar no país. Para Nelson Motta, crítico musical e jornalista entrevistado no filme, “é naquele momento que explode o tropicalismo, que racha a MPB, que Caetano e Gil se tornam ídolos instantâneos, que se confrontam as diversas correntes musicais e políticas da época”.
Naquele momento, “Ponteio” (Edu Lobo), “Roda Viva” (Chico Buarque), “Domingo no Parque” (Gilberto Gil), “Alegria, alegria” (Caetano Veloso), “Maria, Carnaval e Cinzas” (Roberto Carlos) e “Beto Bom de Bola” (Sérgio Ricardo) representavam os embates políticos que eram travados na cena cultural, entre a juventude engajada, a liberação dos costumes e a despolitização acentuada com a consolidação da cultura de massas.
Era música “jovem” e a música “brasileira”. A questão era: porque não uma “música jovem brasileira”?Com um formato simples - entrevistas e imagens de arquivo - o documentário acerta ao ter uma proposta objetiva: retratar um acontecimento dentro de seu contexto histórico.
O diretor Ricardo Calil lembra o conselho de João Moreira Salles, produtor do filme pela Videofilmes : "se você quer fazer um filme sobre os Correios, você faz o filme sobre uma carta".Graças à parceria com a Record Entrenimento, o filme traz cenas das entrevistas nos bastidores e as apresentações na íntegra e remasterizadas, transformando a sala de cinema no teatro Record daquela noite.
É de se observar, no entanto, que apesar daquele festival envolver nomes como a apresentadora Cidinha Campos, a cantora Maria Medalha (intérprete junto a Edu Lobo na música vencedora "Ponteio"), Elis Regina e Nara Leão - que, embora não tenham se apresentado naquela final, foram importantes nomes da música brasileira-, nenhuma mulher é entrevistada no filme.
O filme leva o espectador de volta a década de 1960, quandoa Guerra Fria trazia o embate entre o modelo capitalista e o socialista e, acreditando-se próxima a um governo de esquerda, as bandeiras da juventude ganhavam ares de “revolução”. A chegada da ditadura militar em 64 foi um balde de água fria para os militantes que depositaram suas esperanças em ver o “povo” no poder.
Por um lado, a repressão do governo fez calar aqueles que atrapalhavam os interesses do regime e, por outro, possibilitou a consolidação no país de uma indústria cultural nos moldes norte-americanos.
Enquanto Roberto Carlos e a Jovem Guarda embalavam as tardes de domingo de grande parte da juventude daquela época, artistas considerados engajados, como Geraldo Vandré, Chico Buarque e Edu Lobo, intensificavam o processo de nacionalização e politização na chamada música popular.
Porém, se alguns consideravam qualquer influência cultural estrangeira uma ameaça à resistência ao regime militas, os baianos mostraram no Rio de Janeiro que a sociedade poderia ser um pouco mais complexa, misturando berimbau com guitarras elétricas e propondo um estilo musical que deu novos rumos à música brasileira naquele momento.
Sem grandes pretensões de ser um marco “político, musical, histórico, transcendental”, segundo o diretor da Record Paulinho Machado de Carvalho, e tomar a proporção que tomou, os festivais tinham naquela época um papel semelhante ao da novela nos dias de hoje. Com a chegada da televisão no país, o conteúdo do rádio começava a migrar para o formato audiovisual e os festivais se tornaram importantes vitrines para músicos como Elis Regina, Jair Rodrigues, Tim Maia, Nara Leão, entre muitos outros.
No filme, Paulinho Machado conta que sua preocupação era “fazer o festival dar certo, em termos de produção”, em meio a ânimos tão exaltados. Entre as pérolas do festival (e do filme), está a cena em que Sérgio Ricardo, revoltado com as vaias que o impediam de cantar, quebra o violão no palco e o atira na platéia, sendo desclassificado em seguida. As vaias tinham cadeira cativa nas apresentações.
Para a jornalista Ana Paula Sousa, da Folha de São Paulo, era um Brasil que, “calado pela ditadura, parecia disposto a vaiar quem quer que fosse, de Roberto Carlos a Caetano Veloso”. As disputas políticas em torno da música popular brasileira eram refletidas no palco e principalmente na plateia organizada, que dava ares de final de Copa do Mundo à competição.
A própria organização do festival e a seleção dos finalistas lembrava ringues de batalha entre “personagens”: Chico Buarque, o mocinho; Roberto Carlos, o galã; Edu Lobo, o politizado; Caetano e Gil, os baderneiros. Zuza Homem de Mello, técnico de som da Record no festival e consultor do filme, conta que “a plateia estava a fim de destruir as músicas de que não gostava, muitas vezes por razões políticas.
Era um tipo de fanatismo que nunca tínhamos visto em um festival”.Nos dias de hoje, sem iminência da repressão militar e com novela de sobra na televisão, ouvimos muitas vezes o discurso de que “não se faz mais política e cultura como antigamente”. No entanto, com as possibilidades de produção e circulação cultural ampliadas pelas novas tecnologias, observa-se o contrário: uma enorme proliferação de artistas independentes, por vezes não menos qualificados, realizando seus trabalhos sem espaço na mídia comercial, que ainda mantém formatos semelhantes aos de quarenta anos atrás.
É preciso atualizar também os conceitos de cultura e política para enxergar as novas formas de organização da juventude. Como propõe Gilberto Gil em entrevista no filme, é preciso “misturar as sementes para ver no que dá”.Formada em Estudos de Midia pela UFF e mestranda em "Indústrias Criativas: web, midia e artes" pela Universidade Paris VIII, Aline Carvalho é autora do livro Produção de Cultura no Brasil: Da Tropicália aos Pontos de Cultura. Documentário aborda a final do conturbado III Festival da Record.


Nenhum comentário:

Postar um comentário